Na Fraseologia a condição sine qua non é condição essencial, indispensável. (in, wikcinário)
quarta-feira, 15 de abril de 2009
Começou bem!
Vital Moreira Classificou as declarações de Paulo Rangel como sendo absurdas. Isto pelo facto de o deputado social democrata afirmar a importância da discussão dos temas nacionais à luz da realidade europeia. De acordo com o académico de Coimbra devemos apenas focar-nos nos assuntos europeus. Actualmente falar de políticas nacionais poderá até parecer ridículo, tendo em conta o poder de decisão que cabe ao estado-membro de uma instituição como a União Europeia. Ainda assim, não devemos esquecer e minimizar, a relação causa-efeito entre as decisões europeias e a realidade nacional. A questão é: a grande maioria dos portugueses não está consciente desta "impotência" nacional face às orientações europeias. Aquilo que os portugueses conhecem é a dura realidade que enfrentam e, bem ou mal, será esta que influenciará a decisão daqueles que no dia 7 de Junho pretenderem manifestar a sua posição. Assim sendo a discussão dos temas nacionais e o seu enquadramento no contexto europeu parece-me bastante pertinente e urgente e um bom ínicio para que os portugueses se mobilizem e se interessem mais por este acto eleitoral. Porque, infelizmente, a Europa não é tão consensual como se quis fazer acreditar. É preciso mobilizar, agitar, interessar e esclarecer os eleitores e nada será tão eficaz como mostrar-lhes que o Parlamento Europeu não serve apenas para exilar concorrência interna e vozes dissonantes.
Somos jovens que, por acaso, gostamos de beber cervejas, falar de Popper e da Manuela Ferreira Leite. Acreditamos e confiamos na MFL para primeira-ministra, isto não pelo facto do José Sócrates ser mau. Há quem diga que somos conservadoras, mas o que queremos é ter tradição no conteúdo e modernidade na forma. Estamos ainda a percorrer o caminho tentando, claro, deixar rasto.
Não nos tirem o Sol
O filosofo grego Diogenes estava a apanhar Sol encostado na sua barrica em Craneu, quando o grande imperador Alexandre o Magno diz-lhe “Diogenes, pede tudo o que quiseres que eu te darei!” e o filosofo responde: “Então.....Saí da frente que me está a tapar o Sol.”
Sem comentários:
Enviar um comentário