quinta-feira, 23 de abril de 2009

Sobre o Opus Dei


Aos que andaram a criticar o Opus Dei neste e no meu outro blog e em outras muitas vias, deixo somente um conselho, sei que também não prezo muito pela redacção, mas isto irrita-me, não se diz "a Opus Dei" é "o Opus Dei", no masculino. Apesar de Opus querer dizer Obra, uma palavra feminina, faz parte da terceira declinação do Latim e se bem me lembro lê-se no nominativo singular Opus e no Genitivo Operis, Operum.

2 comentários:

Calipso disse...

É simplesmente triste, ver como as pessoas mudam kndo entram para o opus dei, ou a opus dei, tanto faz. Muitas vezes, estas "entradas" sao feitas por pessoas k sao mto influenciadas, e mto indecisas. Como n sabem o que querem, deixam-se levar por outros e passam a gstar, ou a pensar k gstam. Muda tdo, mudam tanto, que até passam a chamar de pai, á pessoa que inciou esta obra, visto que eu saiba, Pai so á um ,Deus, ou entao aquela pessoa k viu te nascer, crescer,viu-te a dar os teus primeiros passos, ou seja, o teu pai!

Ps. Abre os olhos.

Antonio Lains Galamba disse...

«O» opus dei ou «A» opus dei. desculpa discordar, mas embora as palavras latinas façam o plural no masculino, o que é certo é que o/a opus dei é também uma instituição; como tal, pode ser feminino.
saudações :P