domingo, 29 de março de 2009
sábado, 28 de março de 2009
sexta-feira, 27 de março de 2009
O emancipado Plano Tecnológico
quinta-feira, 26 de março de 2009
Dama de Ferro - por João César das Neves
O caminho que nos trouxe aqui é curioso. A balança estava equilibrada quando Guterres tomou o poder em 1995 (défice de 0,7% do PIB). A enorme degradação que se seguiu atingiu 9% do PIB em 2000, um desequilíbrio pior que o causado pelo 25 de Abril. Esse fiasco fez cair o Governo. O novo executivo, com Manuela Ferreira Leite nas Finanças, entrou em Abril de 2002, recebendo o défice de 2001 de 8,6%.
A política da «dama de ferro», como foi chamada, conseguiu reduzir para metade esse buraco (4,2%) em 2003. Mas a linha não teve continuidade. O Governo saiu em Julho de 2004 e no fim do ano o défice externo já subira para 6,1%. Desde que Sócrates está no poder tem flutuado entre os 8% e os 10%.
A única pessoa que nos últimos 15 anos enfrentou este grave problema foi Manuela Ferreira Leite. Ela é o rosto da austeridade, dureza, solidez. Assim nas próximas eleições, para lá da escolha entre partidos, há uma questão psicológica nacional interessante. Será curioso ver a escolha que os portugueses farão, porque indica o caminho que querem seguir na crise.
A razão do Papa
"Não há uma associação consistente entre o uso do preservativo e uma baixa taxa de incidência do HIV." "Há uma associação consistente, evidenciada pelos nossos melhores estudos, entre o fácil acesso e uso de preservativos e uma maior (não menor) taxa de infecção do HIV. " As afirmações não são do Papa mas de Edward C. Green, director do Projecto de Investigação para a Prevenção da SIDA, da Universidade de Harvard.