domingo, 29 de março de 2009

Hoje sou...

.... espanhola. (já tinha dito Aqui)

Ainda acreditamos


"A Política é uma forma superior de caridade"
Papa João XXIII

sexta-feira, 27 de março de 2009

O emancipado Plano Tecnológico

Isto já se torna comum. Parece que uma das grandes apostas do nosso Primeiro Ministro não correu lá muito bem, Portugal tecnológico pior classificado.

quinta-feira, 26 de março de 2009

Dama de Ferro - por João César das Neves

Manuela Ferreira Leite e a crise, na perspectiva do economista João César das Neves. Vale a pena ler principalmente para aqueles que não se querem deixar influenciar por lideres de massas, frutos de marketing políticos.
________________
Dama de ferro
Olhando para a evolução económica dos últimos anos, vemos um facto central para a escolha nas próximas eleições que tem passado despercebido. A principal fragilidade de Portugal no actual contexto de crise mundial vem do enorme endividamento. O total da nossa dívida ao estrangeiro (posição de investimento internacional) é de 100% do produto nacional, tendo explodido dos 8% que tinha em 1996. O acréscimo este ano (balança corrente e de capitais) será de 7,9% segundo a previsão do Banco de Portugal.

O caminho que nos trouxe aqui é curioso. A balança estava equilibrada quando Guterres tomou o poder em 1995 (défice de 0,7% do PIB). A enorme degradação que se seguiu atingiu 9% do PIB em 2000, um desequilíbrio pior que o causado pelo 25 de Abril. Esse fiasco fez cair o Governo. O novo executivo, com Manuela Ferreira Leite nas Finanças, entrou em Abril de 2002, recebendo o défice de 2001 de 8,6%.

A política da «dama de ferro», como foi chamada, conseguiu reduzir para metade esse buraco (4,2%) em 2003. Mas a linha não teve continuidade. O Governo saiu em Julho de 2004 e no fim do ano o défice externo já subira para 6,1%. Desde que Sócrates está no poder tem flutuado entre os 8% e os 10%.

A única pessoa que nos últimos 15 anos enfrentou este grave problema foi Manuela Ferreira Leite. Ela é o rosto da austeridade, dureza, solidez. Assim nas próximas eleições, para lá da escolha entre partidos, há uma questão psicológica nacional interessante. Será curioso ver a escolha que os portugueses farão, porque indica o caminho que querem seguir na crise.

João César das Neves naohaalmocosgratis@fcee.ucp.pt

A razão do Papa

A Eva (II)


Aqui sim, uma boa campanha contra o negocio mais rentável do mundo - Tráfico Humano. Esta é uma das áreas que as mulheres necessitam de mais protecção, sobretudo quando sabemos que a prostituição está na base desse tráfico humano.

A Eva (I)


A condição feminina. Poucas as coisas são tão belas na natureza humana como a diferença entre o Homem e a Mulher. Esta diferença faz-nos sempre sentir bem, eu como mulher adoro vestir saias, se saio à noite adoro pintar-me, arranjar-me, por uns brincos e usar anéis, adoro quando deixo cair uma coisa ter um cavalheiro a juntar e a abrir-me a porta ou afastar a cadeira para me sentar, não é só por causa destas pequenas coisas que adoro ser mulher, mas o facto é que adoro ser mulher. E por adorar ser mulher é que acho ridículo este anuncio, patrocinado pela Presidência do Conselho de Ministros e por mais incrível que parece pela CIG: Comissão para a Cidadania de Igualdade de Géneros.
Pois, aqui está um grande exemplo de igualdade, em dizer que um género faz democracia melhor que outro género, se substituíssemos na frase a palavra "mulher" para "Os homens fazem a democracia melhor" não seria politicamente correcto e assim sendo, isto parece-me um daqueles incentivos que têm um efeito contrario. Eu antes de ver esta publicidade sempre achei que as mulheres eram boas democratas, mas agora ao ler isto penso que afinal existe um complexo social. Mas ainda se põe em questão?
Uma das coisas falibilistas da nossa sociedade é tentarem pôr tudo em igualdade, existe diferenças, existe diferenças entre mulheres e homens, penso que as mulheres fazem melhor muitas coisas que os homens e penso que os homens fazem melhor muitas coisas que as mulheres, penso que não há mal nenhum das mulheres terem uma vocação social direccionada mais para a maternidade, para as lides de casa e isso não mitiga nenhum valor na sociedade ou na praxis politica, até pelo contrario. As mulheres são fortes, sempre demonstraram sê-lo mesmo nos piores tempos de guerra.
Por vezes quando se quer pôr em igualdade aquilo que é desigual isso torna-se na maior discriminação, e este argumento é válido para a discussão sobre o casamento entre pessoas do mesmo sexo.

quarta-feira, 25 de março de 2009

E a Liberdade Religiosa

Na Terça-feira o governo chinês mandou fechar o canal do YouTube, em todo o país. Pelo impacto que a questão do Tibete e os vídeos sobre a violência e sobre o Dalai Lama fazem sentir na população.
Este é mais um exemplo como não existe maior e mais poderosa liberdade do que a religiosa, como o ser humano não se conforma quando lhe tiram aquilo que lhes é mais profundo e mais primitivo, Deus.
Podem fechar muitos canais do YouTube, podem criar muitas propostas de lei sobre a educação sexual, podem tirar os capelães do hospital e das cadeias, mas o homem de fé ultrapassará.

segunda-feira, 23 de março de 2009

O homem


Lucílio Baptista fez os portugueses esquecerem, por momentos, a crise económica e o casamento homossexual.

quinta-feira, 19 de março de 2009

Porque é possível



Hoje ouvi falar sobre CIVISMO, e sobre ele dizia-se ser "o amor esclarecido pela coisa pública". Será esse amor a guiar a minha participação neste blog.

Legalizar para acabar


Aprendemos em Filosofia, o principio da não contradição, uma coisa não pode ser e não ser ao mesmo tempo.
Por isso nunca consegui entender aquele argumento que para acabar com o aborto vamos legaliza-lo?
Agora depois de ler as ultimas notícias, espero é que Portugal para acabar com o aumento da criminalidade não tenha de legalizar o porte e venda de armas.

terça-feira, 17 de março de 2009

Para começar...

... com um Matisse e com um coração apaixonado.